Envie uma mensagem para nós!

Quando é o quinto dia útil de maio de 2025?

Faltam poucos dias para o mês de abril terminar, com isso, é comum que os trabalhadores comecem a se preocupar com o quinto dia útil do mês de maio de 2025, já pensando na data de pagamento. Como as empresas tem...

Compartilhar

Publicado em 23 de abril de 2025

Faltam poucos dias para o mês de abril terminar, com isso, é comum que os trabalhadores comecem a se preocupar com o quinto dia útil do mês de maio de 2025, já pensando na data de pagamento.

Como as empresas tem até o 5º dia útil para realizar o pagamento dos trabalhadores, muitos empregadores esperam até o último dia para realizar a transferência do salário dos seus empregados.

Portanto, é fundamental que os trabalhadores entendam quando é o quinto dia útil para efeitos de pagamento de salário, por existir uma grande diferença.

 

Como descobrir o 5º dia útil?

Para descobrir o quinto dia útil de um mês (para fins de pagamento de salário), é preciso excluir os feriados e os domingos. Portanto, os outros dias são contados, mesmo que muitas empresas não concordem.

Segundo o Ministério do Trabalho, a contagem dos dias será incluído o sábado, excluindo os domingos e os feriados. É preciso entender que os feriados estaduais e municipais também devem ser excluídos.

Portanto, é extremamente importante entender que, para fins de pagamento de salário, o sábado é considerado um dia útil.

 

Quando é o quinto dia útil de maio de 2025?

O mês de maio conta um feriado logo no 1º dia do mês, o Dia Mundial do Trabalho, que vai cair em uma quinta-feira. Por este motivo será preciso excluir esse feriado nacional e um domingo para descobrir o 5º dia útil.

Portanto, excluindo o dia 1º de maio (quinta-feira – feriado), o dia 4 de maio (domingo), o quinto dia útil do mês de maio de 2025 cairá na quarta-feira, dia 07/05/2025. É sempre importante se atentar a contagem dos dias.

Alguns empregadores não consideram o sábado, mas é preciso entender que mesmo sendo um dia sem expediente bancário, ele deve ser contado segundo o capítulo III da Instrução Normativa n.º 2 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTP), de 8 de novembro de 2021.

Fonte: Jornal Contábil

Voltar a listagem de notícias